Acesso à Informação

  • Acesso à Informação
  • Acesso à Informação - Presencial

Clima Local

Lê no Ninho

É um programa permanente, desenvolvido para fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.

Durante cada sessão as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como
parceiros. A ideia por trás disso é tornar o momento de mediação de leitura tão gostoso que o público queira não apenas retornar,
mas também reproduzir as sessões do Lê no Ninho em casa.Outro elemento que diferencia o programa é a tecnologia. Embora
as sessões do Lê no Ninho tenha livros como grande destaque, há momentos que contam com tablet. Esses momentos são importantes
para que os cuidadores aprendam diferentes formas de mediar o uso de dispositivos tecnológicos.

No centro do Lê no Ninho, residem quatro essências que dão o tom do programa. São elas:
* Cultura leitora: : essa é a grande meta do Lê no Ninho. Desenvolver esse hábito nos pequenos de forma definitiva para que
o ato de ler seja sempre algo natural na vida deles.
* Vínculos afetivos: o Lê no Ninho promove o fortalecimento do vínculo entre a criança e o cuidador durante as sessões. E também em casa, ao incentivar que o adulto leia para o pequeno.
* Conteúdo adequado: o conteúdo lido é importante porque ajuda o pequeno a estimular sua própria interpretação do mundo.
* Atitudes inspiradoras: ter uma atitude leitora é o primeiro passo para se formar um leitor – o exemplo é algo transformador.

• Conhecer novas palavras.
• Apresentar a diversidade da literatura.
• Ter apreço pelos livros e outros portadores de texto.
• Conhecer, identificar e reproduzir diferentes sons.
• Promover um momento de qualidade entre adultos e crianças.
• Desenvolver a criatividade, a imaginação e a habilidade narrativa.
• Conhecer o mundo letrado, experimentando as funções sociale emocional da leitura.

O Lê no Ninho tem duração de até 45 minutos, abordando um ou mais dos objetivos citados acima. Utilizam-se livros brinquedo, fantoches, tambores, chocalhos, brinquedos, tablets, músicas para interagir com os bebês/crianças e demonstrar aos pais/cuidadores
como eles podem replicar as atividades em casa.
O espaço para a atividade deve estar organizado para facilitar a visualização dos livros, com ambiente estimulante, onde o contato
com o livro represente uma situação de carinho entre o adulto e o pequeno.
Nas bibliotecas é realizado no piso infantil preparado com tapetes de EVA, pufes e decorado com os livros e objetos que serão utilizados durante o programa. As atividades acontecem as quartas-feiras as 09:30h e as 14:30h. Elas são executadas pelos atendentes das unidades que foram capacitados para mediar o encontro.
É feito o acolhimento da criança, que sempre deve estar acompanhada de um adulto. Inicia-se com uma música de boas-vindas seguida
de uma leitura/contação de história com ênfase nos objetivos acima mencionados.
A atividade é concluída orientando pais/cuidadores a emprestar o kit do programa (uma bolsa que contém dois livros e um fantoche). Esse material serve para replicação da atividade em casa.