Portal da Transparência

Acesso à Informação

  • Acesso à Informação
  • Acesso à Informação - Presencial
  • Decreto - Acesso à Informação

Clima Local



Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama



A história do “Outubro Rosa” iniciou quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, no ano de 1990, distribuiu laços cor de rosa aos participantes da 1ª Corrida pela Cura, em Nova York, com a finalidade de chamar a atenção para a existência do câncer de mama. Logo após, despontaram ações isoladas em vários estados norte-americanos referentes ao câncer de mama e o acesso à mamografia no mês de outubro; e com a aprovação do Congresso Americano, ainda na década de 1990, passou a ser considerado anualmente o mês nacional de prevenção do câncer de mama naquele país.


A partir dai, transformou-se em um movimento mundial com o principal objetivo de promover a conscientização de mulheres, profissionais de saúde, instituições públicas e privadas e terceiro setor sobre a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, através da realização periódica da mamografia por mulheres com idade acima dos 50 anos.


Comemorado de diferentes formas ao redor do mundo, no Brasil a primeira ação pública ocorreu em outubro 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

Em Auriflama todos os anos o Departamento Municipal de Saúde intensifica as campanhas de prevenção ao cancer da mama orientando as mulheres que visitam o centro de saúde e as unidades básicas de saúde durante todo o mês de outubro para como proceder com o autoexame e informando os principais sintomas e cuidados.