Respeitável público, Cia Dópuli encanta Auriflama

“Senhoras e senhores, com vocês o maior espetáculo da terra”, assim começou o espetáculo Melhor de Três da Cia. Dópuli, no domingo, dia 12. No picadeiro montado na Praça Matriz, os artistas encantaram as famílias que prestigiaram a surpreendente apresentação.

Os artistas, conduzidos por uma voz em off e se revezaram no palco com números de malabarismo, equilíbrio, mímica e mágica, formando um espetáculo divertido e interativo. Conforme eram anunciados, os números seguiam uns aos outros, dispostos, conforme a participação dos artistas e do público que, por várias vezes teve a participação solicitada.

“O espetáculo Melhor de Três presenteou os auriflamenses com boas doses de destreza e habilidade corporal dos artistas”, disse Higor Advenssude, diretor de cultura.  “Eles constantemente desafiavam a gravidade e o risco durante execução dos números, arrancando suspiros das crianças e dos adultos”.

“Conseguimos trazer a família auriflamense mais uma vez à Praça Matriz para acompanhar um excelente espetáculo cultural. Foi fantástico ver os sorrisos, ouvir os aplausos e o presenciar os olhares surpresos”, comentou Advenssude. “Foi uma mistura bem balanceada e humorada de técnicas circenses com linguagem moderna e divertida”, emendou.

A apresentação foi promovida pela Divisão de Cultura em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Birigui.

Prefeitura faz investimento no trânsito da cidade

Auriflama é uma cidade com desenvolvimento pulsante. Marcada por possuir economia forte, fruto dos empregos gerados pelas indústrias, o município se destaca regionalmente por conseguir driblar a crise econômica que afeta o país.

Com o aumento do poder aquisitivo do auriflamense, a cidade tipicamente interiorana passou enfrentar problemas de cidade grande, tais como o trânsito. Prova disso, é que segundo Adriana de Freitas Cabecione, diretora técnica interina da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), até março de 2015, a frota automotiva de Auriflama era composta por 9.520 veículos, sendo 8.711 veículos de passeios e motos, 411 caminhões, 346 reboques e 49 ônibus.

Em pronunciamento feito na última terça-feira, dia 14, à Rádio Nova Difusora, a prefeita Ivanilde Rodrigues (PMDB), anunciou as medidas de reengenharia que a Prefeitura fará no trânsito da cidade. Segundo ela, R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), serão destinados pela administração municipal para custear as despesas da construção de uma rotatória no cruzamento da Avenida João Rodrigues Fernandes com a Rua José Brites de Figueiredo, nas proximidades do Auto Posto Brasil. “Tratamos como prioridade a solução do trânsito naquele local”.

Ainda segundo ela, o local recebe grande fluxo de veículos, sendo que a medida tende evitar colisões e acidentes. “O projeto de reengenharia, elaborado por profissionais altamente qualificados, também irá solucionar os problemas de congestionamento e estacionamento”, explica. “Iremos reorganizar o fluxo de veículos, permitindo com que a frota da cidade continue crescendo, sem provocar um colapso nos próximos anos”.

Ao mesmo tempo, Ivanilde Rodrigues disse que está buscando recursos junto ao Estado, para viabilizar a implantação de rotatórias em outros pontos da cidade onde o trânsito é tido como problemático.

ARQUITETURA

O local receberá um monumento que simboliza uma chama dourada, fazendo alusão ao significado do nome de Auriflama. “A chama representa a vida, o conhecimento e a iluminação e é isto que queremos mostrar para as pessoas que transitarem pelo local”, explica Edmur Batista de Souza, responsável pelo projeto arquitetônico da rotatória. “Para isso também faremos uso de uma iluminação especial que será instalada, dando ênfase à beleza do monumento”.

Conferencia debate direito de crianças e adolescentes

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizou na última quinta-feira, dia 16, a I Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento que, aconteceu no Centro Comunitário José Polo Neto, com a presença das autoridades do município, representantes de clubes de serviços e entidades sociais, discutiu o tema Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Marli Aparecida Escardovelli Alcântara, da cidade de Penápolis, externou aos palestrantes sobre a importância do fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente. “Cabe ao Conselho formular e controlar as políticas públicas voltadas ao atendimento de seus tutelados”, afirma.

Escardovelli explica ainda que é de responsabilidade do CMDCA controlar e decidir sobre as políticas públicas da infância no município. “O Conselho faz isso por meio dos registros das entidades que atuam com crianças e adolescentes, prezando para que seus projetos zelem para que as atividades sejam realizadas de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Em seu discurso na Conferência, a prefeita Ivanilde Rodrigues (PMDB) destacou as atividades sociais, culturais e educativas realizadas pela Prefeitura de Auriflama, voltadas às crianças e adolescentes. “Procuramos ter um cuidado especial e zeloso, preparando-os para o futuro brilhante que os espera”, comenta. “Oficinas culturais, aulas de futebol e futsal, aulas de teatro, aulas de música, são apenas algumas atividades desenvolvidas por nós por meio do Departamento de Assistência e Promoção Social, da Divisão de Cultura e da Divisão de Esportes”.

Renato Marinho dos Santos, presidente do CMDCA, explica que a tutela dos direitos das crianças e dos adolescentes no município só é possível graças aos esforços de entidades como o Profame (Conselho Municipal de Proteção à Família e ao Menor) que desenvolve gratuitamente atividades lúdicas que visam a formação do jovem cidadão.