6ª Feira do Vestuário das Indústrias de Auriflama acontece nos dias 13 e 14 de setembro no Centro Pastoral. A iniciativa é da Anica com apoio da Prefeitura Municipal.

Jardim Conceição recebe asfalto

Os moradores do conjunto habitacional Auriflama D, denominado Jardim Conceição acompanham de perto o avanço das obras de pavimentação asfáltica, instalação das guias de sarjeta e construção das calçadas da rua João Marcolino Nogueira, que liga o bairro ao Jardim Santa Maria.

Frequentemente é possível avistar moradores no local atentos a cada ação dos operários e das máquinas da empreiteira responsável pela execução do projeto. A moradora Marlene Aparecida Canosso comenta que a obra é uma conquista que valoriza o bairro e a população que ali reside. “O asfalto trará mobilidade para que com mais rapidez e segurança possamos nos deslocar para os outros bairros da cidade”, afirmou.

Já o seu filho Robson Henrique lembra que em dias de chuva o acesso ao bairro era feito somente por uma rua do bairro Auriflama III. “Demorava muito e aumentava demais o percurso”, enfatizou. O mesmo disse Marivan Mathias Gomes que faz o trajeto a pé. “O acesso era ruim, e quando chovia virava um caos, agora tudo ficou mais fácil”.

A Prefeitura informou que R$ 389.527,58 (trezentos e oitenta e nove mil, quinhentos e vinte e sete reais e vinte e oito centavos) foram destinados para a obra e que os recursos são oriundos de um convênio entre a municipalidade e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo.

Agita Galera incentiva a prática de atividade física

Diversas ações, visando o incentivo da atividade física foram promovidas pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Saúde e Saneamento na última semana.  Crianças, adultos, idosos e trabalhadores participaram das atividades do Agita Galera 2014 no município.

O Agita Galera é um evento conjunto das Secretarias de Estado da Saúde e Educação, sob a coordenação do Programa Agita São Paulo, que visa sensibilizar a população da importância da prática de atividade física, bem como, a adesão de um esitlo de vida saudável.

Em Auriflama o projeto é coordenado pelo educador físico, João Luiz Andrella, pela fisioterapeuta Fernanda Zago e pela nutricionista Mara Gandolfo, com apoio dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Auriflama). Segundo eles o sedentarismo é o fator desencadeador que mais leva a óbitos no mundo, sendo, a atividade física e a alimentação correta, um dos meios mais eficientes e saudáveis para conservar a saúde e a longevidade.

A Prefeitura de Auriflama é uma das pioneiras da região a instituir e incentivar a prática de atividade física para a população no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde. “Inúmeras ações vem sendo desenvolvidas para ofertar atividade física gratuitamente aos munícipies”, afirmou João Luiz Andrella. “Dentre elas destacam-se o grupo de vôlei adaptado ao idoso, atividade física nos grupos das Estratégias da Saúde da Família, aulas de skate para crianças e adolescentes, além de orientações especiais para portadores de dor na coluna vertebral e para gestantes”, finalizou

Aureafrica: Apresentações surpreende publico

O projeto desenvolvido pela divisão de cultura do municipio de Auriflama, termina hojedia (30),O Aureafrica - mostra regional de cultura afro-brasileira - uniu música, dança, artes pláticas, cinema, oficinas e simpósios. O festival termina com a participação do Grupo Maracatu Pedra do Raio de São José do Rio Preto.

O diferencial apresentado este ano foi a participação expressiva do público em todas as atividades programadas pelo diretor de cultura Higor Advenssude. Tanto nos cortejos, quanto nas apresentações no palco, oficinas, rodas de bate papo e sessões de cinema a participação da comunidade foi notória.

Destaque na edição anterior, a Cia. Yalodê Lattari voltou ao festival para apresentar o espetáculo “Raças, Veias do Brasil”, no sábado, dia 23. A história do homem negro no país foi retratada de maneira emocionante e encantadora. Lincon Lattari, diretor do grupo, comentou que o Aureafrica é um marco para a cultura afro-brasileira. “É uma das maiores valorizações da arte negra que eu já presenciei”, afirmou.

Outra apresentação aguardada com grande expectativa foi a dos paulistanos Black Voices que entoaram os mais belos Negros Spirituals que são cânticos de esperança dos negros americanos durante o período de escravatura na América do Norte. Durante o show, que é um oferecimento do Sesi (Serviço Social da Indústria), as canções “Oh Rocka My Soul”, “Run to My Lord”, “Obey the Spirit of The Lord” emocionaram o público que ainda acompanhou uma versão especial do clássico “Oh Happy Day”.

Foto: Amanda Bonetto