Divisão de Cultura realizará 3º CarnaFest - Carvanal Popular de Rua - de 13 a 16 de fevereiro, na Praça da Matriz.

Vigilância alerta para surgimento de escorpião amarelo

A Vigilância Sanitária e o Departamento de Saúde e Saneamento de Auriflama estão desenvolvendo um trabalho de conscientização da população quanto ao surgimento do tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião amarelo, no município.

Uma cartilha com as orientações para evitar o surgimento do inseto já foi preparada pelos profissionais que agora visitam as residências orientando os moradores. Aparecida Fernandes de Brito Federice, educadora de saúde, disse que uma picada do escorpião amarelo causa sérias consequências, principalmente com crianças, podendo levar à óbito. “Em pessoas adultas que sofrem de diabetes, alergias e problemas cardíacos, uma picada do inseto também pode ser fatal”, afirma.

Ela instrui que o acumulo de lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências deve ser evitado, pois são propícios para o surgimento do escorpião. “É importante que as pessoas evitem que suas casas tornem-se ambientes favoráveis ao aparecimento e proliferação do aracnídeo”, afirma. “Calçados, roupas, toalhas, roupas de cama e gavetas devem ser verificados com bastante cuidado periodicamente, pois também servem de esconderijo para o escorpião”.

A educadora comenta ainda que os moradores que encontrar um escorpião em sua casa deve evitar o contato com este e acionar imediatamente os profissionais da Vigilância Sanitária de Auriflama. “Caso opte por capturar o animal é importante que seja feita com muito cuidado, pois o acidente ocorre quando a pessoa encosta a mão ou o pé no escorpião”, finaliza.

Departamento de Educação abre inscrições para Programa de Bolsa de Estudos Universitária

Desde a segunda-feira, 19, o Departamento de Educação de Auriflama está recebendo inscrições para o para o Programa de Bolsa de Estudos Universitária. Interessados em participar, ou em renovar a concessão do benefício já obtido, deverão retirar a Ficha de Inscrição e o Questionário Sócioeconômico junto ao Departamento de Educação da Prefeitura de Auriflama.

As Fichas de Inscrição e o Questionário deverão ser entregues juntamente com a documentação exigida até o dia 6 de fevereiro.

Toneladas de pneus são enviadas para reciclagem

Quarenta e duas toneladas de pneus usados foram encaminhados pela Prefeitura de Auriflama para a reciclagem durante todo o ano de 2014. Os pneus inservíveis que, estavam armazenados na Escola Agrícola, foram recolhidos pela equipe do Departamento de Obras e enviados para o Projeto Ponto Eco do Departamento de Água e Esgoto de Penápolis.

Fábio Alexandre, diretor do Departamento de Obras, afirma que os pneus de automóveis, caminhões, motocicletas e bicicletas são recolhidos com frequência das oficinas e borracharias da cidade e encaminhados para a empresa especializada realizar a devida reciclagem do material.

Para ele além de cooperar com o meio-ambiente o objetivo é impedir que estes materiais sejam descartados irregularmente em áreas públicas, terrenos baldios, cursos d’água, evitando que se transforme em criadouros do mosquito transmissor da dengue.