Quadra Dr. Álvaro Cardim passa por reformas e recebe melhorias. Estrutura proporcionará melhores condições esportivas para os atletas auriflamenses.

Auriflama recebe kit de livros ambientais

O município de Auriflama recebeu nesta semana um kit de livros da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O material, composto por trinta cadernos de educação ambiental, tem como objetivo difundir o saber como engrenagem do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa, viabilizada pelo Programa Município Verde Azul tem o propósito de desenvolver a valorização das questões referentes ao meio ambiente. O kit fará parte do acervo da Biblioteca Municipal e está aberto a consulta dos estudantes.  “Os cadernos são uma ferramenta importante, pois seu conteúdo pode ser útil na busca de melhores resultados nas questões ambientais”, disse Helder Rincon Arsufi, diretor do Departamento Agropecuário e Meio Ambiente.

“Os livros que, enfocam resíduos sólidos e consumo sustentável, é escrito com uma linguagem simples, facilitando a compreensão do leitor”, comenta.

O kit pode ser retirado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Cultural e Biblioteca Municipal, na Rua João Pacheco de Lima, 50-13, Praça Matriz.

Ivanilde Rodrigues cobra construção de rotatórias na Vicinal Arthur Fornazari Neto

Na quarta-feira, dia 18, a prefeita Ivanilde Rodrigues (PMDB), esteve acompanhada do deputado estadual Itamar Borges (PMDB), membro da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, em audiência com o secretário de Transportes Duarte Nogueira.

Ivanilde cobrou a inclusão de dois trevos na Vicinal Arthur Fornazari Neto que dá acesso à SP-310, rodovia Feliciano Sales Cunha. “As rotatórias são necessárias para diminuir o número de acidentes na região”, afirma a prefeita. “Hoje temos um índice muito alto de acidentes nas entradas do município e com os trevos e a sinalização, certamente esse número diminuirá”.

Já o deputado Itamar Borges justifica o pedido levando em consideração o desenvolvimento da cidade. “O tráfego de veículos aumentou muito na região. A construção dos trevos dará mais segurança e conforto para os motoristas e moradores da cidade”, comenta.

A prefeita e o deputado também fizeram a mesma solicitação ao superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), Armando Costa Ferreira.

INVESTIMENTO

O Governo do Estado prepara o projeto executivo para a realização de obras de reforma e melhorias na Feliciano Sales Cunha, com estimativa para início das obras em setembro de 2015. “Viemos fazer este pedido no momento certo, pois o projeto ainda não foi concluído. Tenho certeza que o Secretário Duarte Nogueira terá sensibilidade e na medida do possível atenderá nossa solicitação”, finaliza o deputado Itamar Borges.

Prefeitura continua trabalhando em combate a dengue

Desde o início do ano, uma das maiores preocupações da Prefeitura de Auriflama tem sido o combate à dengue. O município só não vive uma epidemia devido as medidas tomadas pelos órgãos de saúde e de serviços urbanos. O assunto continua em discussão, devendo a população aderir às campanhas de limpeza e de combate ao aedys aegypti, mosquito causador da doença.

Com o sucesso da Campanha Auriflama Tudo Limpo, o município eliminou milhares criadouros da doença, entretanto, as chuvas das últimas semanas fizeram com que os números de casos de dengue chegassem a 23, conforme informações fornecidas pelo Departamento de Saúde e Saneamento.

MEDIDAS

A Prefeitura, por meio do Departamento de Obras e Serviços Urbanos continua realizando o trabalho de limpeza da cidade, de acordo com proposta da Campanha Auriflama Tudo Limpo. O lixo depositado nas ruas está sendo recolhido pelos profissionais.

Regiões com casos confirmados da doença já recebem a equipe da Vigilância Epidemiológica que realiza o bloqueio dos quarteirões e averigua se nas casas existem criadouros do mosquito.

TERRENOS

A falta de limpeza dos terrenos baldios tem sido o maior entrave na luta contra a dengue. Desde 2014, a Prefeitura tem trabalho na conscientização dos proprietários para que limpem e mantenham os lotes limpos, porém, somente com a aplicação de multas é que o problema tem sido resolvido.

O fiscal de posturas, Fábio Rogério Rego, informou que a Prefeitura não notifica mais os proprietários. Segundo ele, com o advento da Lei Complementar nº 27 de 2014 os terrenos já estão sendo multados. “As multas são enviadas via Correio”, afirma. “Realizamos levantamento dos lotes que estão com mato alto e com resto de construção, que são propícios ao surgimento do mosquito, a aplicamos multas, autuando-os conforme a lei”.

Ele informa ainda que mais de 20 terrenos já foram multados e em caso de reincidência o valor da multa deve dobrar.